Notícias

2013: saiba traçar a estratégia certa para sua empresa

O autor de diversos livros de empreendedorismo e criatividade ensina quatro passos simples para fazer a estratégia da sua empresa

Autor: Luiza Belloni VeronesiFonte: InfoMoneyTags: empresariais

A área de estratégia é muito utilizada por empresas para estabelecer objetivos e determinar a melhor forma de chegar a eles. O fim do ano costuma ser repleto de listas e planejamentos que, apesar de serem úteis, podem ser extensos demais, na opinião do autor de livros sobre empreendedorismo e criatividade, Fábio Zugman.

“Uma lição da estratégia é tornar o processo de decisão claro e rápido assim como a ação”, sugere Zugman. Ele conta que os passos são simples, mas empresários não se atentam a eles. Veja abaixo as lições para estruturar sua estratégia para 2013:

1. Priorize
“O melhor a fazer é criar uma lista com seus 10 principais objetivos”, inicia o autor. Em seguida, ordene todos por ordem de importância. Ao final da etapa, risque os oito que estão no fim. O motivo: “é comum termos vários planos e objetivos, mas quanto mais tentamos fazer ao mesmo tempo, menos avanços temos, mais nos confundimos e mais frustrados nos sentimos. Escolha uma ou duas coisas que realmente importam, e resolva as coisas de forma firme mas calma” recomenda Zugman.

2. Pague o preço
Tudo tem um preço. Se uma empresa quer se expandir, ao escolher um local para uma nova fábrica, tem que pagar o preço de estar naquele local. Se algo é realmente importante, você deve se preparar mentalmente, fisicamente e, de vez em quando, financeiramente, para pagar o preço.

“Muitas vezes sabemos o que queremos mudar, mas não queremos ou temos medo de pagar o preço. Toda mudança possui um custo, então vá em frente, pague logo de uma vez e siga com seus projetos de vida.” diz o autor.

3. Siga em frente
Nenhuma mudança é fácil. “É comum empreendedores e pessoas em mudanças de carreira acreditarem que, uma vez que alcançarem seus objetivos, tudo estará bem”, diz o autor. Isso não é verdade, pelo contrário: quanto mais nova a empresa, mais chances as coisas têm de sair errado e um novo emprego costuma ter suas dificuldades.

Até objetivos que parecem simples exigem uma mudança na rotina e um esforço por parte da pessoa. O importante é saber que, se você se decidiu por fazer algo, deve tentar fazer até o fim.

4. Adapte-se
Uma coisa é desistir porque algo é difícil, outra porque as circunstâncias mudaram. “Se você decidiu arrumar um novo emprego em 2013 porque seu chefe torna sua vida um inferno e um novo colega deixou as coisas mais suportáveis, talvez seja hora de rever seus objetivos”, exemplifica Fábio. Para isso, ele dá o que chama de sua “regra de ouro” da mudança: nunca desista por falta de esforço ou na primeira dificuldade, mas quando as circunstâncias mudam, você deve avaliar se está na hora de mudar seus planos.

voltar

Links Úteis